quinta-feira, outubro 27, 2011

Verdade ou Mentira: História do Brasil

Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: nesta nova seção do Você Sabia, apresentamos 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através dos seus comentários, ao final de cada post. Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.

1. Não é verdade que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil no ano de 1500. Seis anos antes, em 1494, portugueses e espanhóis já haviam estado aqui e dividiram o território brasileiro entre si, através do Tratado de Tordesilhas.

2. O quadro de Pedro Américo que retrata o grito “Independência ou morte!”, dado por D. Pedro I, às margens do riacho Ipiranga, não tem nada a ver com a realidade, é apenas uma fantasia do pintor.

3. A princesa Isabel, chamada “A Redentora”, que, no dia 12 de junho de 1884 assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravatura no Brasil, tinha vários escravos, que conservou, mesmo depois da Abolição.

4. O famoso sertanista Orlando Villas-Boas, primo do músico Heitor Villa-Lobos, foi devorado, em 1987, pelos índios curupiris, habitantes das margens do Rio Catavento, em Mato Grosso do Norte.

5. Na escola, os professores ensinam que o nosso País teve 2 nomes, antes de se chamar Brasil: Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz. Mas a verdade é que o Brasil teve 8 nomes, antes do atual.

6. O almirante Pedro Álvares Cabral não era almirante coisa nenhuma. Ele era simplesmente o capitão-mor da esquadra de navios que chegou ao Brasil.

7. Dom Pedro II financiou as pesquisas de Alexander Graham Bell, o inventor do telefone.

8. Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, tinha uma barba tão comprida que lhe chegava à altura do umbigo. Seus cabelos batiam-lhe na cintura. E nunca foi dentista, ele era formado em engenharia.

9. O imperador Pedro I foi pai de 14 filhos.

10. O negro Zumbi (Zumbi dos Palmares) tido como um herói da abolição da escravatura, na verdade possuía escravos que não foram libertados, nem mesmo depois da abolição.

GABARITO DO VERDADE OU MENTIRA ANTERIOR

historia-do-brasil

1. Mentira, esse cavalo não existe.

2. Verdade, uma equipe de cientistas britânicos e americanos testou com sucesso um manto de invisibilidade em laboratório. O projeto foi desenvolvido em maio pelo físico John Pendry, do Imperial College de Londres.

3. Verdade, Dilma pertenceu à facção guerrilheira VAR-Palmares e foi presa em 1970, tendo sido torturada barbaramente pelos militares.

4. Verdade, os dois cantores têm diploma universitário.

5. Mentira; apesar de possuir notável nível cultural, FHC não é assim tão poliglota.

6. Verdade. A gorjeta não faz parte dos costumes chineses.

7. Mentira. O nome “Primavera Árabe” foi dado à série de levantes populares em alguns países árabes contra seus ditadores, na primavera de 2011.

8. Verdade. A aversão de D. João VI às regras de higiene, à água e ao sabão faziam com que estivesse continuamente a coçar-se e cheio de erupções cutâneas provocadas por parasitas. Para por fim a isto o médico indicou-lhe banhos de mar e de água doce.

9. É mentira. De acordo com as leis da Física, nenhum corpo material pode atingir a velocidade da luz. Se isso fosse possível, a matéria se transformaria em energia.

10. Verdade. Quando aviões atacaram o campo de Marte, em São Paulo, no dia 23 de julho de 1932, durante a Revolução Constitucionalista, o fato provocou grande angústia em Santos-Dumont, que, nesse mesmo dia, suicidou-se, aos 59 anos de idade.

Nenhum comentário: