sábado, agosto 11, 2007

Alerta Brasil!!!



ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES


O QUADRO energético para o futuro próximo é preocupante. O Brasil precisa implantar cerca de 5.000 megawatts por ano e isso não está acontecendo. As obras recentemente aprovadas (rio Madeira e Angra 3) não darão conta do recado em tempo hábil.
Por isso, o que se discute hoje em dia é a data do racionamento. Uns falam em 2010, outros acham que será em 2011. Mas possivelmente não escape disso. As autoridades do governo dizem que o risco de um apagão nos próximos três ou quatro anos é de apenas 5%. Os especialistas, porém, estimam em mais de cinco vezes essa probabilidade -28%-, o que é perigosíssimo.
A única maneira de evitar o apagão é estancando o crescimento econômico. Isso é um absurdo, pois temos tudo para crescer bastante. Aliás, no primeiro semestre de 2007, o PIB anualizado cresceu quase 5% e a demanda por energia elétrica, mais de 8%. Todos os setores da economia estão demandando energia elétrica em níveis muito superiores aos do ano passado e à capacidade programada.
É esse desequilíbrio entre oferta e demanda que leva os especialistas a ver o racionamento como inevitável - um quadro triste e que reflete a falta de planejamento e a insensibilidade das nossas autoridades. Afinal, temos cerca de 20% da água do mundo. Trata-se de um extraordinário privilégio quando se vê que, dos 6,2 bilhões de habitantes da Terra, 1,2 bilhão tem dificuldade no abastecimento de água. Cerca de 90% da eletricidade produzida no Brasil tem origem hídrica. Isso tem permitido a geração de energia de baixo custo e livre de poluição. No mundo atual, e principalmente no futuro, o país que conseguir fazer essa combinação de fatores tem enorme vantagem comparativa, interna e externa. E nós a temos.
Além da generosidade de Deus, são Pedro tem colaborado bastante nos últimos anos ao manter os reservatórios em níveis invejáveis. Mas não podemos contar só com isso. Para crescer a taxas de 5% ou 6% anualmente, a nossa lição de casa é imensa e exige investimentos muito maiores do que os atuais.
Está na hora de acordarmos. Já passamos por vários sustos. No final da década de 90, tivemos apagões preocupantes, e no ano de 2001 amargamos uma crise apavorante.
Já é hora de acabarmos com os embates ideológicos e os entraves burocráticos - todos inaceitáveis num momento em que a economia mundial é compradora e nosso povo precisa de empregos e de renda, que advêm de um crescimento mais forte.

Nenhum comentário: