segunda-feira, setembro 29, 2008

A Logica Jedi



Um mundo em que a paranormalidade fosse real seria completamente diferente daquele que conhecemos. E uma das capacidades paranormais mais contr�rias � nossa l�gica seguramente seria a precogni��o, a capacidade de prever o futuro. Se fosse realmente poss�vel prever o futuro, nosso mundo poderia ser comparado a uma Gal�xia distante, h� muito tempo atr�s, palco de uma hist�ria fant�stica que conhecemos por Guerra nas Estrelas, ou Star Wars.

Star Wars tem a for�a de uma mitologia contempor�nea, assunto para livros inteiros, mas o aspecto interessante na saga a este texto � especial: todo um universo m�gico (ou paranormal) foi adaptado a um contexto futurista que ainda depende por vezes da tecnologia e, presume-se, da ci�ncia. Star Wars n�o � fic��o cient�fica, � fantasia romanceada, mas h� um esfor�o percept�vel em atribuir certa l�gica a este universo fantasioso-tecnol�gico em que � poss�vel prever o futuro, usar telecinese e esperar que a 'For�a esteja do nosso lado' ao mesmo tempo em que se viaja pelo hiperespa�o para chegar a Estrelas da Morte movidas por reatores nucleares.

A incongru�ncia mais aparente e curiosa em Star Wars � que em um mundo repleto de alta tecnologia, uma elite guerreira representada pelos cavaleiros Jedi usa espadas - ou melhor, sabres de luz - ao inv�s de armas avan�adas, como uma pistola laser superpotente ou uma metralhadora inteligente. Os motivos para que isso seja assim s�o mais ligados � origem e produ��o dos filmes do que a alguma raz�o ficcional.

O nome 'Jedi' (l�-se, como todos sabem, 'djed�i') � uma corruptela criada por George Lucas do termo japon�s 'Jidai Geki' (l�-se 'djid�i gueki'), que eram romances sobre o Jap�o feudal que geralmente envolviam nobres samurais seguindo o bushid�, um r�gido c�digo moral. Muito da fantasia de Star Wars, principalmente os cavaleiros Jedi, � refer�ncia clara aos Jidai Geki e ao bushid�. Sabendo disto � revelador descobrir que no Jap�o real, ao contr�rio de em Star Wars, as armas de fogo de fato acabaram substituindo a espada. A espada continuaria parte importante da cultura japonesa, mas as armas de fogo eventualmente a tornaram obsoleta, como um outro filme de Lucas ilustrou: a impag�vel cena de Indiana Jones atirando em um habilidoso �rabe manipulando uma espada.

Os Jedi usam espadas porque foram inspirados em samurais, por�m entrando de cabe�a na l�gica do universo de Star Wars podemos encontrar uma raz�o muito interessante para que cavaleiros Jedi usem espadas ao inv�s de armas de fogo. Essa raz�o tamb�m explicaria como eles conseguem se desviar ou at� rebater tiros de laser que viajam � velocidade luz.

Tudo isto ocorre porque os cavaleiros Jedi t�m a capacidade de prever o futuro. Como podem prever o futuro, podem se desviar de tiros antes mesmo que eles sejam disparados, o que lhes d� tempo para calcular uma seq��ncia de movimentos que permita o desvio de diversos disparos.

Entender como a precogni��o torna o uso de espadas algo inevit�vel � um pouco mais complicado. Imagine que voc� queira matar um Jedi que, lembrando, pode prever o futuro. Como sabemos, atirar nele n�o seria muito eficaz j� que ele saber� quando e onde o tiro ser� dado, e assim poder� se esquivar ou evitar a emboscada. Mesmo emboscadas elaboradas tornam-se algo um tanto dif�cil j� que embora a precogni��o Jedi n�o seja perfeita, � razoavelmente capaz de deix�-lo alerta quanto a alguma a��o ofensiva. Matar algu�m que pode prever o futuro n�o � algo muito f�cil.

N�o seria imposs�vel matar um Jedi atrav�s de uma emboscada. Usar a temida Estrela da Morte e explodir um planeta inteiro pode acabar dando conta do recado -- "de repente sinto uma perturba��o na For�a". Mas se isso pode dar conta de um Jedi, fica claro que seria pouco pr�tico fazer o mesmo em rela��o a centenas de cavaleiros espalhados por diversos planetas pela Gal�xia. Fica a pergunta m�rbida: qual a melhor forma de matar Jedis?

Voc� deve ter adivinhado: usando espadas, atrav�s de um combate corpo a corpo. Se o primeiro golpe que dermos pode ser previsto pelo nobre Jedi, o segundo golpe depender� da rea��o dele, e assim sucessivamente. Um combate corpo-a-corpo, em que nossos ataques e defesas dependam diretamente dos ataques e defesas do oponente tornam a precogni��o praticamente in�til. Ela deixa de desempenhar um papel crucial para dar lugar � habilidade dos combatentes: quem for mais �gil e perspicaz eventualmente suceder� em vencer o oponente, por mais que este possa prever o futuro. � incr�vel, mas a 'simples' capacidade de prever o futuro, nem que seja o futuro imediato, torna obsoleta toda a l�gica de combate que conhecemos e nos leva de volta � �poca feudal, onde a habilidade do guerreiro � o elemento mais importante em um combate. Na l�gica Jedi onde a precogni��o � poss�vel, armas brancas combinadas � habilidade s�o muito mais importantes que armas de fogo.

Esse � apenas um dos detalhes profundos que podemos imaginar de um mundo paranormal. Infinitos outros existem, e em conjunto n�o formam apenas detalhes, mas modificam completamente a justi�a, a l�gica e a realidade. Um mundo paranormal seria totalmente diferente do que conhecemos, e antes de acreditar em precogni��o, telecinese, leitura da mente e afins, pense bem se o mundo que surge com tais id�ias realmente faz sentido - e, mais importante, se este mundo � o mundo que voc� pode ver e comprovar diante de si.

Nenhum comentário: