segunda-feira, setembro 01, 2008

TENTE COMPRAR UM DELEGADO.



STF GARANTE.



Deixa eu ver se entendi direito. Por favor, me corrijam se eu estiver enganado.


Um banqueiro tenta subornar um delegado federal. Com dinheiro vivo. É pego com a boca na botija.


A Justiça decreta a prisão do banqueiro. E de todos os que considera integrantes de uma quadrilha acusada de um golpe bilionário.


Porém, ninguém menos que o chefe da Justiça vai à televisão criticar os métodos da polícia e algumas horas depois manda soltar o banqueiro que tentara subornar o delegado alegando, o juiz supremo, que o banqueiro não oferece risco às investigações que ele, acusado, tentou desvirtuar através da oferta de suborno.


Enquanto isso, no Senado da República, senadores se reúnem para criticar... as algemas.


E numa emissora de televisão uma jornalista renomada, que não leu o conteúdo da denúncia, diz que as provas são "inconsistentes".



É isso mesmo, com essa cara de pau, ou estou enganado?


Busco refúgio no livro Poisoned Wells, do jornalista britânico Nicholas Shaxson, página 89, em que ele descreve a investigação da juíza-instrutora francesa Eva Joly sobre o desvio de dinheiro do petróleo do Gabão, na África, que lubrificou partidos políticos franceses.


A elite eventualmente se organizou para abafar o caso e, no processo, tentou moer Eva, que nasceu na Dinamarca mas por méritos pessoais ascendeu ao mais alto escalão da Justiça francesa.


Lentamente, organizações da mídia e partes do público da França começaram a se voltar contra ela. 'Parte da imprensa virou. Ou foi virada. Afinal, Joly e seus colegas estavam acusando pessoas que tinham influência no mais alto escalão', relembra o escritor birtânico Tim King.


A imprensa começou a atacar a aparência dela.


As fotografias escolhidas para publicação agora mostravam uma mulher de meia-idade resmunguenta, cansada depois de 18 horas de trabalho.


Ela passou a ser a ex-babá, a viking e a protestante.


Um banqueiro investigado por ela zoou o sotaque e se negou a responder perguntas a não ser que fossem em francês adequado.


Ela estava imaginando tudo, alguns escreveram.


Estava assistindo muitos filmes de Holywood.


Estava bêbada pelo poder ou destratava autoridades.


Ela foi acusada de ser trotskista e de ser agente da CIA tentando destruir os interesses da França no setor do petróleo.


Foi definida como mulher manipuladora que queria se vingar de humilhações que sofrera no passado.



Ou estava em busca de vingança contra o mundo dos negócios.


Jornalistas obtinham informações sobre a investigação e os vazamentos eram atribuídos a ela.



Diante do que foi descrito acima, fico imaginando:


qual o futuro dos delegados da PF que decidirem peitar os banqueiros?

Nenhum comentário: