sábado, novembro 08, 2008

Homens percebem traição mais rápido que as mulheres, diz estudo



Segundo a BBC Brasil, um estudo publicado na revista científica "New Scientist" sugere que homens percebem mais facilmente quando estão sendo traídos, ao contrário das mulheres. A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, na Virginia Commonwealth University e informa que eles são mais desconfiados da infidelidade, mesmo quando não estão sendo 'chifrados'.


De acordo com o pesquisador Paul Andrews e uma equipe de especialistas, foram entrevistadas 203 casais heterossexuais, que deviam responder se já tinham sido infiéis alguma vez e também se suspeitavam ou sabiam que haviam sido traídos. Entre os homens, 29% admitiram já ter traído. Entre as mulheres, o índice foi de 18,5%.


O estudo concluiu, portanto, que além de trair mais, os homens também são mais espertos para captar sinais de infidelidade. Eles detectaram 75% dos casos de traição, enquanto as mulheres identificaram apenas 41%. Os homens também apresentaram uma tendência maior de desconfiar das parceiras, mesmo quando elas não eram infiéis. (talvez pelo fato de serem mais infiéis que elas?)


Para o pesquisador Paul Andrews, essa desconfiança pode ter uma resposta evolutiva, já que, ao contrário das mulheres, os homens nunca podem ter 100% de certeza sobre a paternidade de seus filhos. "Quando a mulher é infiel, o homem pode perder a oportunidade de reproduzir, e acabar investindo seus recursos para criar uma prole de outro homem", diz Andrews.


Em entrevista à "New Scientist", David Buss, da Universidade do Texas, diz que o estudo contribui para a teoria de que os homens desenvolveram defesas para detectar a traição, "o que os leva a ser mais cautelosos ao superestimar a infidelidade de suas parceiras".

Nenhum comentário: