quinta-feira, fevereiro 18, 2010

A Técnica de Stop Motion


Stop motion (que em Inglês significa o movimento permanente) é uma técnica de animação frame by frame (ou quadro a quadro), usando uma câmera de vídeo, maquina fotográfica ou computador. Por geral, têm desenhos em papel ou computador, ou mesmo modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns são de barro, argila ou concreto. O filme usa material deve ser mais elástica e flexível, uma vez que os modelos têm que durar meses, porque cada segundo de filme que requer cerca de 24 quadros (frames).

Os modelos são movidos e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são acoplados em um catálogo de filmes, criando a impressão de movimento. Esta fase pode adicionar efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feitos usando stop-técnica de movimento foi Nightmare Before Christmas (1993), dirigido por Tim Burton.

Outros, como A Fuga das Galinhas, Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, The Fantastic Mr. Fox (2009), Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion. Há vários aspectos do filme criado por esta ideologia, obras mais animação, assim, trabalhar com uma torção diferente.

Atualmente, o maior produtor do Brasil Animaking está produzindo um filme sobre a técnica de stop motion chamado Worms, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir uma técnica.

Portugal também tem algo em animação stop motion VedadEira ou boneca cartoon “, o último que é relevante para o curta-metragem vencedor suspeito José Miguel Ribeiro.

Nenhum comentário: