História da série
South Park tem sua origem no ano de 1991, quando Matt Stone e Trey Parker, na época estudantes de cinema na Universidade de Colorado, criaram uma curta animação chamada Jesus contra Frosty. O filme, realizado com técnicas rudimentares, apresenta os protótipos das crianças de South Park, incluindo um personagem semelhante a Cartman porém chamado "Kenny", que traz à vida um homem de neve assassino usando um sombreiro mágico. Este por sua vez é vencido por Jesus, que o decapitou com sua auréola.
Os executivos da Fox viram e aprovaram a animação. Em 1995 o executivo Brian Graden contratou a dupla para criar um segundo curta a ser enviado para alguns amigos como uma mensagem natalina. Com o título The Spirit of Christmas, parecia muito mais com o estilo empregado mais tarde na série, e trazia um duelo de artes marciais (que acabou em trégua) entre Jesus e Papai Noel, que teve início com uma discussão sobre o verdadeiro significado do Natal. O vídeo se espalhou rapidamente, tanto em cópias de vídeo quando através da Internet. A produção deste curta levou ao planejamento da série, primeiro com a Fox e depois com a Comedy Central. Em 13 de agosto de 1997 a série estreou.
Em fevereiro de 1998 foi apresentado o episódio número 13, o último da Primeira Temporada, no qual Cartman está a procura de seu pai. Tal episódio termina anunciando que o mistério será solucionado em 4 semanas. 4 semanas depois foi exibido um episódio todo dedicada a Terrance e Phillip (dois comediantes fictícios), causando um grande escândalo entre os fãs.
No ano seguinte, o tão aclamado longa-metragem animado, South Park: Maior, melhor e sem cortes estreou. O filme conseguiu satirizar tanto a si mesmo como as reações dos moralistas mais conservadores.
Exibição no Brasil
No Brasil South Park foi exibido pela primeira vez pelo canal Multishow em 1998. O canal até hoje exibe a série, e recentemente transmitiu a nona temporada. Também por um tempo foi exibida na MTV. Tanto no Multishow quanto na MTV a série foi exibida legendada. Além desses canais South Park também foi exibido até o começo de 2005 na Locomotion, só que com uma versão dublada em Miami. A emissora, antes de ser adquirida pela Sony e virar o atual canal Animax, exibiu a série até por volta da sétima temporada. O SBT ainda exibiu o longa-metragem South Park: Maior, melhor e sem cortes dublado (desta vez, aqui no próprio Brasil) com músicas legendadas. Atualmente, é exibido no canal VH1, às 22h, aos domingos.
Personagens
Crianças
Eric Cartman - o gordo, agressivo, que mais fala palavrões. Nutre uma certa admiração por Adolf Hitler e apresenta idéias anti-semitas.
Kyle Broflowski - o Judeuzinho da turma, e muito provocado por isso. Ele e Eric Cartman antagonizam em vários episódios.
Stan Marsh - o "certinho", muito nervoso (costuma vomitar ao falar com a garota que gosta).
Kenny McCormick - o inofensivo, de fala incompreensível (inspirado em R2-D2) por usar um agasalho apertado. É da família pobre da cidade, a única que mora do outro lado da linha do trem. Morre em todos os episódios, com exceção de um (no primeiro episódio do Sr. Hankey/Soletinho, o cocô de Natal). Morreu definitivamente por um tempo, mas retorna e então para de morrer.
Butters Stotch - Garoto loiro que passa a substituir Kenny após sua morte temporariamente definitiva. Tem um alter-ego, o professor Chaos, que aparece toda hora que é contrariado.
Token - O negro e também o mais rico da turma.
Wendy Testaburger - Garota a qual Stan é apaixonado, porém toda vez que Stan a encontra vomita na sua cara.
Tweek - Filho do sr. Tweek gerente de uma cafeteria. Paranóico ao extremo, tem muitos tiques-nervosos, entre eles ficar piscando os olhos ou puxando o cabelo. Não consegue abotoar a camisa direito.
Timmy - Anda em uma cadeira de rodas e só fala apenas seu nome por problemas de dicção.
Craig - Garoto Praticamente normal. Cartman tem uma notável inveja dele, por sei lá deus qual motivo, mas sempre gosta de esfregar na cara de Craig suas conquistas, como ter comprado um boneco novo, ou armas ninjas...
Jimmy - Usa muletas devido à insuficiência das pernas e é gago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário