quinta-feira, abril 03, 2008

O QUE É A DENGUE?


A Dengue é uma doença causada por vírus (virose), que tem por sintomas característicos: febre elevada (com duração de até 7 dias), dores musculares e nas juntas, dor de cabeça e nos olhos, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo (Dengue Clássica). Nem todas as pessoas apresentam estes sintomas. Por isso é importante procurar o serviço de saúde.
A Dengue clássica pode apresentar complicações, inclusive com ocorrência de pequenos sangramentos, o que não significa que é dengue hemorrágica.
A Dengue Hemorrágica é a forma grave da doença, e ocorre geralmente quando a pessoa teve dengue anteriormente (a pessoa pode ou não saber). A confirmação da dengue hemorrágica é feita por exame clínico (feito pelo médico) e laboratorial. Geralmente no 5° dia, a doença pode evoluir para um estado de gravidade. Neste caso, é importante buscar o serviço de saúde e seguir todas as recomendações médicas.
Em qualquer situação, é muito importante beber bastante líquido (água, sucos).
O MOSQUITO
O Aedes aegypti apresenta listas pretas e brancas. É mais encontrado picando durante o dia. A presença desse mosquito da dengue indica que o foco (ou criadouro) está muito próximo, geralmente dentro da própria casa: jardins e quintais são os locais mais comuns. Portanto é necessário procurar o foco para eliminá-lo.
Transmissão
A transmissão se dá quando o mosquito Aedes aegypti, após sugar o sangue de uma pessoa infectada, pica uma pessoa sadia e transmite o vírus. Após 3 a 5 dias da picada, a pessoa poderá apresentar os primeiros sintomas.
Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.
Desenvolvimento do mosquito
Os ovos são colocados na parede interna do recipiente que esteja com água, próximos à lâmina d'água. Não importa o volume de água, nem o tamanho do recipiente. Os ovos ficam aderidos à parede interna do recipiente por até 1 ano e 4 meses, sem qualquer presença de água.
Para que o inseto complete seu ciclo de desenvolvimento é necessária a presença de água. Da larva até a fase adulta bastam 9 a 12 dias.
A fêmea do Aedes aegypti não tem preferência por água de esgoto, mas se larvas ("martelinhos") e ovos do mosquito forem lançados no ralo, esgoto, vaso sanitário, o desenvolvimento se dará normalmente.
Criadouros mais comuns
Tonéis, caixa d'água, tanques, cisternas, jarras, barris – representam mais de 70% dos focos (criadouros) mais comuns;
Pneus, peças de carro, materiais de construção;
Materiais descartáveis (garrafas, copos), vasos e pratos de plantas;
Recipientes naturais (cocos, aberturas em troncos de árvore) e calhas.
Todo e qualquer recipiente que permita o acúmulo de água é um criadouro em potencial. Elimine tudo que acumule água indevidamente e mantenha sempre fechados (sem brechas) os depósitos para armazenamento de água.
COMO EVITAR
Como se prevenir?
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Evite em ambientes em construção:
Caixas de gordura e de fiação: quando não utilizadas ou em construção, devem ser esgotadas e tampadas (vedadas);
Caixas de fiação em uso também devem ser mantidas vedadas;
Nas escavações, a água deve ser drenada diariamente (com bomba ou outro recurso);
Equipamentos de trabalho (carro de mão, baldes, latas, etc) devem ser mantidos secos e abrigados;
Materiais armazenados (telhas, vasos sanitários, caixas d'água, etc) devem ser mantidos secos e abrigados;
Lagos/tanques ornamentais/fontes:
Devem ser limpos semanalmente, inclusive com escovação das paredes;
Podem ser colonizados com peixes que comem larvas (Peixe Beta se alimenta de larvas de mosquito e são muito eficientes);
Aqueles abandonados devem ser recuperados ou transformados em jardim.
Poços/cacimbas:
Devem ser limpos periodicamente e mantidos vedados;
Poço de elevador:
Devem possuir sistema de esgotamento de águas residuais (bomba de sucção).
Lajes:
Aquelas que possam acumular água,devem ser cobertas/telhadas.
Eliminação de Focos
Siga as seguintes orientações, para a eliminação segura de criadouros (focos) do Aedes aegypti:
Se encontrar larvas ("martelinhos") em recipiente com pequeno volume de água, derramar na areia, pois as larvas só sobrevivem se houver água disponível. Se possível, descartar o recipiente, colocando em lixeira com tampa antes do recolhimento pelo serviço de limpeza.
Se for um criadouro com volume grande de água, cobrir com tampa (que não permita brecha para entrada e saída de Aedes aegypti), e contatar a Vigilância Ambiental ou respectivo Distrito Sanitário.
Após a eliminação das larvas, é necessário eliminar os ovos. Para tanto, deve-se escovar a parede interna do recipiente com água sanitária e sabão. Depois, colocar o resíduo (lodo) em outro recipiente, adicionar água sanitária até encobrir (repetir essa ação 3 a 4 vezes por dia) e deixar por no mínimo 24 horas. Somente depois, este resíduo poderá ser jogado fora, preferencialmente na areia.
CONTATOS
Unidades de Saúde e Hospitais de Referência:
Em suspeita de dengue clássica, a pessoa poderá ser atendida em qualquer unidade de saúde do Município. Em caso de dengue hemorrágica a pessoa deve ser encaminhada ao Hospital Oswaldo Cruz, em Santo Amaro.
Disque-Saúde: 0800 281 1520
Diretoria de Vigilância a Saúde: 3413.1214
Programa de Saúde Ambiental/Centro de Vigilância Ambiental: 3241.5652/3241.4598
Distritos Sanitários
DS I: 3224.5905
DS II: 3241.9294
DS III: 3268.13903
DS IV: 3227.5399
DS V: 3428.1833
DS VI: 3339.3880

Nenhum comentário: