quinta-feira, novembro 08, 2007

Salão de Tóquio antecipa as motos de amanhã



Salão asiático demonstra as tecnologias e desenhos dos modelos do futuro


(07-11-07) - O Tokyo Motor Show 2007, que acontece até o dia 11 de novembro, pode ser considerado um grande laboratório de novas tecnologias e propostas ecológicas. No Japão, o futuro chegou mais cedo na maior feira automotiva do continente asiático. Entre centenas de carros “verdes”, ou seja, ecologicamente corretos, as motos-conceito também são as estrelas deste grande evento. Só para ter uma idéia, o salão japonês reúne 71 marcas, 530 veículos e mais de 250 expositores representando 11 países.


As montadoras nipônicas trouxeram para esta 40ª edição todo o seu arsenal de novidades. Honda, Suzuki e Yamaha apresentaram novas tendências, que poderão em breve estar nas ruas. Como o povo da “Terra do Sol Nascente” é fanático por tecnologia, são esperados 1,5 milhão de visitantes até o encerramento do salão.


A Yamaha expôs quatro modelos, um para cada tipo de motociclista. Do estritamente urbano, passando pelo aventureiro e chegando ao piloto com consciência ecológica. O Bobby, além de ser um veículo elétrico, é totalmente dobrável (com guidão, roda traseira e pedaleiras retráteis). O “brinquedinho” da Yamaha liga com um simples toque no celular, além de acessar uma variedade de serviços de Internet via celular. Isso se o motociclista tiver um celular Sony, com tecnologia FeliCa.


O scooter BWS Concept ganhou roupagem off-road, com destaque para pneus de cravo, além das novas suspensões e freios. Já o radical Tesseract é um veículo híbrido de quatro rodas, mix entre moto e quadriciclo. O diferencial é que o modelo trabalha com dois motores – um em “V”, a gasolina, e outro elétrico.


Para finalizar, o Luxair também é um híbrido – meio moto, meio scooter. Está equipado com um motor a gasolina e um outro elétrico, que funcionam simultaneamente. Aparentemente muito confortável, o Luxair apresenta também um completo sistema de áudio.

Suzuki e Honda


A Suzuki mostrou em Tóquio dois protótipos que deixaram o público de queixo caído: a Biplane e a Crosscage, que está equipada com motor elétrico, movido a célula de combustível. Com cara de dragster (motos de arrancada), a musculosa Biplane conta com o mesmo motor da sport-touring GSX-1300R Hayabusa –de 1.340 cm³, quatro cilindros e 16 válvulas, que bate a casa dos 300 km/h. A radical moto da Suzuki traz ainda múltiplas regulagens, peças de acabamento em kevlar e transmissão por eixo-cardã.


Para o motociclista que quer uma street-figther com um potente motor, a Honda apresentou a EVO 6. Além do desenho radical, a moto-conceito está equipada com o mesmo motor da GL 1800 Gold Wing – 1.832 cm³ e seis cilindros opostos, além do câmbio automático de seis velocidades.


Muitos desses modelos ainda são conceitos, como a Honda DN-01 apresentada na edição passada do salão e mostrada novamente. Com transmissão automática, a DN-01 promete revolucionar a categoria grã-turismo. Segundo o fabricante, é fácil de pilotar e muito confortável, já que oferece uma boa posição de pilotagem (banco baixo e largo, como nas motos custom). A grande novidade é que a DN-01 com visual futurista e câmbio automático deve ser comercializada em breve. Provando que o futuro é agora.

Nenhum comentário: