quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Até Fidel...


Um pouco da estória de Cuba

A população nativa de Cuba, composta por índios americanos, começou a entrar em declínio após a descoberta da ilha por Cristóvão Colombo em 1492, quando se desenvolveu como uma colônia espanhola durante os séculos seguintes.

Um grande número de escravos foi transportado da África para trabalhar nas plantações de café e cana-de-açúcar, e Havana se tornou o ponto de partida das embarcações que levavam tesouro para a Espanha, vindas do México e do Peru.

Espanhóis passaram a adotar um regime extremamente repressor, que desencadeou movimentos e rebeliões por todo o país. Uma guerra travada entre a Espanha e os Estados Unidos no ano de 1898 finalmente retirou os espanhóis do território, e o subseqüente tratado de Paris estabeleceu a independência de Cuba, firmada em 1902 após um período de transição que durou três anos.

Fidel Castro liderou um grupo armado rebelde para a vitória em 1959 e seu regime regula o país cubano desde então. A Revolução Cubana comunista, com o apoio soviético, foi exportada para a América Latina e África durante os anos 60, 70 e 80 e fracassou por onde passou, como na Bolívia, onde Che Guevara foi morto.

O país tenta agora se recuperar gradualmente da esmagadora recessão econômica de 1990. Para Cuba, seus problemas nascem do embargo norte-americano, mantido desde o ano de 1961. A questão da imigração ilegal para os Estados Unidos ainda é uma questão alarmante.

Geografia

Cuba é um arquipélago formado por aproximadamente 4.195 restingas, ilhotas e ilhas, banhada a norte pelo estreito da Flórida e pelo oceano Atlântico Norte.

Bandeira

A Bandeira de Cuba tremulou pela primeira vez na cidade de Cárdenas (Província de Matanzas) em 1850 quando um grupo de rebeldes se levantou em armas contra o poder colonial imposto pela Espanha.As listas azuis representam a divisão geográfica configurada naquele momento. As brancas evocam a pureza das intenções do movimento independentista popular. O triângulo representa a liberdade, igualdade e a fraternidade. A cor vermelha é uma previsão do sangue que seria derramado para alcançar a tão sonhada independência. Já a estrela branca solitária simboliza a solidariedade entre os povos.

População

A população cubana é composta por 11,394,043 de pessoas. 51% são mulatos, 37% brancos e 11% negros. A imigração é um sério problema entre a sociedade cubana. De acordo com informações da CIA, no ano de 2007, 1,57 imigrantes entre uma população de 1000 pessoas saíram do país (-1,57), comparável apenas ao índice registrado pela Venezuela (-1,28 ) e pela Arábia Saudita (-5,95).

Em 2006, a guarda de fronteira norte-americana interceptou cerca de 2,864 pessoas que tentavam passar pelo estreito da Flórida.

Saúde

Em Cuba a prestação de serviços relacionados à saúde é totalmente gratuito. A taxa de mortalidade infantil registrada em 2007 é de 6,04 entre 1.000 nascidos vivos - a mais baixa da América Latina, e a segunda do continente depois do Canadá . A expectativa de vida ao nascer em Cuba é de 74 anos para os homens e de 79 para as mulheres; nos Estados Unidos é de 75/80. A mortalidade adulta, de 15 a 60 anos, é em Cuba de 7,14 entre um grupo de 1.000 pessoas.

Educação

A educação em Cuba é controlada pelo Estado e a Constituição de Cuba determina que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos. Atualmente não há analfabetos em Cuba. Segundo o The Cia World Factbook 2007, publicado pela CIA, 99.8% da população cubana, acima de 15 anos, sabe ler e escrever.

Política

Cuba é uma república socialista, da qual Fidel Castro era o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República), o qual governava desde 1959 como chefe de governo e a partir de 1976 também como chefe de Estado AFP

Cartaz mostra o que é a revolução para Fidel

e comandante em chefe das forças armadas. Antes de renunciar à presidência, Fidel já estava afastado do poder desde 1 de agosto de 2006 por problemas de saúde, fato inédito desde a vitória da insurgência. Seu irmão, Raúl Castro, assumiu interinamente as funções de Fidel (secretário-geral do Partido Comunista Cubano, comandante supremo das Forças Armadas e presidente do Conselho de Estado).

Economia

Os principais produtos de exportação de Cuba são:

• Açúcar e seus derivados
• Níquel
• Charuto
• Café
• Cimento
• Rum

No ano de 2007 o produto interno bruto (PIB) cubano era estimado em US$ 51.11 bilhões e a renda per capita no país é de US$ 4.500. Cuba está entre os 70 países do mundo que ostentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (acima de 0,800); em 2007 o IDH de Cuba foi 0,838 (51° lugar). Na América Latina, em 2007, só ficou atrás do Chile (40º lugar), Uruguai (46º) e Costa Rica (48º). O maior gasto, poporcional ao PIB, do mundo com educação pertence a Cuba (8,96% do PIB), seguida da Dinamarca (8,51% do PIB) e Suécia (7,66% do PIB).

A taxa de desemprego no país foi de 1,9% (2007).

Serviço militar

A prestação de serviço militar em Cuba é obrigatória para pessoas entre 17 e 28 anos de idade durante dois anos; ambos os sexos são submetidos ao serviço.

Disputa internacional

A base naval norte-americana localizada na Baía de Guantánamo é arrendada pelos Estados Unidos e apenas um acordo mútuo ou o abandono da área pelos EUA pode encerrar o impasse.

(Com informações da The Cia World Factbook 2007)

Nenhum comentário: