sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Teorias Da Conspiração: Por Que As Pessoas Acreditam Nelas?

teoriadaconspiracao

Você confia cegamente nos governantes? Confia nos políticos? E a imprensa, você acha que ela divulga tudo o que sabe? É claro que não. Desconfiança e até paranoia são comuns em todos os países – e já foram até temas de várias séries de TV e filmes. A impressão de que existe uma conspiração das elites leva as pessoas a suspeitarem delas e de tudo o que dizem. E, de acordo com uma pesquisa recente, para algumas pessoas, a atração de teorias da conspiração é tão forte que as leva a endossar crenças contraditórias, quer dizer, qualquer coisa que não seja o que uma autoridade qualquer disse. Pessoas que endossam teorias da conspiração veem as autoridades como fundamentalmente enganadoras.

A ideia de que a história oficial é falsa pode levar as pessoas a acreditar em coisas malucas e, muitas vezes, até absurdas, por causa das diversas contradições de teorias alternativas. Para verificar se as teorias da conspiração eram sólidas o suficiente para levar a incoerências, os pesquisadores perguntaram a 140 estudantes universitários a respeito da morte da princesa Diana. Quanto mais as pessoas pensavam que a morte tinha sido uma campanha oficial do serviço de inteligência para assassinar Diana, mais eles também acreditavam que Diana tinha falsificado sua própria morte para ficar em isolamento. O problema é que, evidentemente, Diana não poderia estar, ao mesmo tempo, viva e morta.

Os pesquisadores queriam saber também se as teorias contraditórias existiam devido à suspeita das autoridades. Assim, pediram a 102 estudantes que dissessem o que achavam da morte de Osama Bin Laden. Os que acreditavam que quando o ataque ocorreu, Osama já estava morto, eram mais inclinadas a crer também que Osama ainda estava vivo. Como ele não era nenhum ser sobrenatural, deveria estar vivo ou morto. Os pesquisadores verificaram que a crença de que as ações do governo Obama indicam que eles estão escondendo alguma peça importante ou informação prejudicial sobre o ataque era a responsável pela ligação entre as duas teorias.

Conclusão: para os teóricos da conspiração, as pessoas que estão no poder são mentirosas e até maldosas e, por isso, qualquer explicação oficial é duvidosa e qualquer explicação alternativa é muito mais aceitável. Segundo os pesquisadores, não é surpresa que o medo, a desconfiança e até mesmo a paranoia possam levar a um pensamento desorientado. Quando a desconfiança está envolvida, o raciocínio cuidadoso pode ser deixado de lado. Mesmo assim, não se pode dizer que toda teoria da conspiração é falsa. É possível que, realmente, os governos escondam certas informações do público, por diversas razões.

Fonte: você sabia.

Um comentário:

HempLivre disse...

Concordo, devemos acordar e procurar a mídia alternativa. O outro lado da historia pode ser bem diferente da apresentada na real, da uma checada la no hemplivree, você verá algumas teorias de conspiração sinistras!