As situações de pressão no trabalho acontecem com frequência e
há até quem se acostume com elas. Mas, por que certas pessoas sofrem
mais com o estresse? Isso se deve a diversos fatores, entre eles a
responsabilidade de manter muitas pessoas da família ou a ameaça
permanente de serem demitidas.
OUTROS FATORES IMPORTANTES SÃO:
Baixa autoestima, por não acreditar que possa conseguir um emprego melhor.
Não gostar do que faz ou estar fora do perfil adequado para o tipo de trabalho que realiza.
Desconhecimento sobre a verdadeira vocação.
Acomodar-se a certas situações, em vez de lutar para modificá-las.
Extrema sensibilidade à agressividade do ambiente de trabalho.
Existem ainda o perfeccionismo e a frustração, como fatores de
influência para o estresse. A frustração é um fator, porque a pessoa
gasta muita energia para tolerar algo de que não gosta. Uma pessoa
infeliz no trabalho não coloca as suas habilidades, nem a sua
criatividade a serviço das tarefas que executa. Entre as principais
consequências do problema (que pode levar a doenças graves como a
hipertensão e a depressão), estão a perda da criatividade, da
espontaneidade e da alegria de viver, assim como a irritabilidade e a
insônia.
Pensar em trabalho fora da empresa nem sempre é sintoma de estresse.
Até pelo contrário, pode ser um sinal de que a pessoa gosta do que faz.
Não é um problema em si. No entanto, ser um profissional não é o único papel que uma pessoa desempenha no seu cotidiano.
No grande teatro que é a vida, existem outros papéis que é preciso
desempenhar, como ser mãe, filho, pai, amigo, marido, esposa, avó etc.
Para uma vida equilibrada e mais feliz, é necessário saber interpretar
bem todos os papéis e dar atenção a todas as pessoas que fazem parte da
nossa vida. Para amenizar a pressão diária, é importante que a pessoa
reconheça a importância do descanso para revigorar as energias, assim
como cultivar hábitos de distração como passatempos, leituras, hobbies,
esportes, cinema, teatro etc.
Na busca pelo alívio do estresse no ambiente de trabalho, é
necessário planejamento, saber dizer “não” às pressões excessivas,
colocar limites, parar para almoçar calmamente e, nesse intervalo, falar
sobre outros assuntos que não sejam só trabalho. Além disso, é
necessário ter comunicação aberta com os colegas e chefes, fazer
trabalhos adequados ao perfil pessoal, negociar melhores condições em
todos os âmbitos, seja salário, tipo de função, como gosta de se
comunicar, de receber ordens etc. Lembre-se: é impossível gostar de
alguma coisa ou de alguma pessoa se, antes, você não gostar de si mesmo.
Trate-se bem, você merece.
Fonte:http://www.vocesabia.net/comportamento/como-aliviar-o-estresse-do-trabalho/
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