As palavras mágicas “por favor” e “obrigado”, que a gente aprendia quando criança, estão desaparecendo.
Preste
atenção às conversas ao seu redor – no escritório, na fila do banco, no
restaurante, aqueles a quem você serve e as pessoas que você conhece
diariamente. “Me traz um café.” “Me passa aquele prato.” Não sentiu
falta de alguma coisa? Aquelas tradicionais palavras mágicas “por favor”
e “obrigado”, que a gente aprendia quando criança, estão desaparecendo,
você não acha? A psicóloga americana Brenda Kowalsky notou o
desaparecimento da linguagem educada no nosso dia-a-dia. Ela acha que o
problema é causado pela superficialidade da vida moderna. “O
desaparecimento das ‘palavras mágicas’ no nosso dia-a-dia tem a ver com a
preferência pelas coisas superficiais na sociedade moderna. Conversas
vulgares, vestuário casual e comportamento casual sequestraram
praticamente todas as áreas da vida e eu acho que isso não está sendo
bom para ninguém” – ela comenta.
Outras
expressões educadas também estão sendo esquecidas. “Seja bem-vindo”,
por exemplo. Diga “obrigado” a alguém e, em vez de ouvir “de nada”, é
mais provável que você ouça “legal”, “sem problema”, “pode crer”, ou uma
longa lista de respostas que substituem o tradicional “de nada”. Em vez
de dizer “obrigado”, as pessoas dizem “valeu”, ou, mais frequentemente,
não dizem nada. E, no lugar de dizerem “não, obrigado”, expressões como
“tô bem” são cada dia mais comuns. Mas respostas como “tô bem” e “pode
crer” não têm o mesmo sentimento nem transmitem a mesma energia de
quando estamos sinceramente expressando nossa gratidão. Elas parecem sem
força, menos francas, como se fossem dolorosas demais para serem ditas.
As boas maneiras estão se transformando ou estão simplesmente
desaparecendo?
Coisas
simples que dávamos como certas, quando crianças, não fazem mais
diferença. Dizer “por favor”, “obrigado”, “com licença”, “desculpe”,
“pois não”, oferecer ajuda e acompanhar soluções de problemas não têm
mais a importância que tinham há pouco tempo atrás. Existe também uma
mudança drástica nas relações do dia-a-dia. Passe, por exemplo, por
qualquer drive-tru de lanchonetes fast-food. Ou por uma fila de caixa
numa mercearia. Entre na fila numa loja de conveniência. Se você tiver
sorte, o funcionário que o atender olhará para você. Talvez até falem
alguma coisa, friamente. Porém, mais provavelmente, eles lhe entregarão
sua compra e a sacola enquanto olham sobre os ombros, sem notar a sua
condição de ser humano e não apenas de cliente e consumidor.
Isto
aconteceu numa loja nos últimos dias: uma vendedora de balcão colocou
as compras de uma senhora na sacola, passou o cartão de crédito e
entregou o recibo, tudo isso enquanto conversava com o namorado no
celular! Incrível e revoltante! Em 2011, 76% dos entrevistados, numa
pesquisa, admitiram que as pessoas estão se tornando cada dia mais rudes
e menos educadas. Precisamos introduzir princípios de gentileza em
todos os nossos relacionamentos. É mais educado pedir do que dar ordens.
É mais civilizado demonstrar gratidão, saudar os outros, dar atenção
sincera, mostrar respeito por idade, posição e importância.
E
olha, muito obrigado por você ter lido este artigo até o fim, você é
muito gentil. Tenha um excelente dia e apresente as minhas recomendações
à sua família. Até breve.
Fonte:http://www.vocesabia.net/comportamento/por-favor-leia-este-artigo-obrigado/
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