Tudo o que você precisa saber a respeito de qualquer coisa –
deste mundo ou de outros – está nos 18 minutos de cada uma das 1.200
palestras divulgadas na Internet (em Inglês) pelo movimento que já
mobilizou mais de 700 milhões de pessoas em todo o planeta.
Sir Winston Churchill
precisou apenas de cinco minutos e 11 segundos para conclamar os
ingleses a resistir ao avanço das tropas nazistas, em 10 de maio de
1940, no seu primeiro discurso como primeiro-ministro do Reino Unido –
aquele em que disse as célebres palavras: “Não tenho nada a oferecer,
senão sangue, trabalho árduo, suor e lágrimas”.
Ao assumir a presidência dos Estados Unidos, em 1933, Franklin Delano Roosevelt
encontrou seu povo deprimido por uma crise econômica. Começou o melhor
governo da história daquele país, num discurso de 46 segundos, com a
frase: “Não há nada a temer, a não ser o próprio medo”.
O líder negro Martin Luther King
precisou de mais tempo – 17 minutos – para inflamar a luta mundial
contra o racismo, no famoso discurso “I have a dream” (em Português, “Eu
tenho um sonho”) de 1963. Um dia antes, ele ainda preparava sua fala.
Churchill, Roosevelt e King provaram que, com uma boa causa na cabeça e
as palavras certas na boca, é possível mudar o mundo em menos de 18
minutos. É exatamente essa a proposta de um dos maiores fenômenos da
comunicação contemporânea. Dezoito minutos são a duração máxima de cada
apresentação do TED, um seminário nascido nos Estados Unidos, em 1984, e
que, desde 2006, publica suas palestras na Internet para qualquer
pessoa ver e compartilhar.
Nestes
seis anos, o TED – realizado anualmente em San Francisco, Califórnia,
EUA – e uma miríade de filhotes, entre os quais o principal é o TED Global, se transformaram em mais que um fenômeno da rede. As 1.202 palestras disponíveis no site www.ted.com
contemplam histórias individuais inspiradoras de todo o mundo e ideias
originais e inovadoras de estrelas do pensamento contemporâneo. Elas já
foram vistas, numa avaliação modesta, 700 milhões de vezes. Os vídeos
estão livres para ser publicados por outros sites. “Tão animador quanto
falar é aprender com as pessoas que vão lá contar suas histórias”,
escreveu em seu blog Bill Gates, fundador da Microsoft,
que já discursou em três edições do TED. “São pessoas incríveis que
tentam resolver problemas e mudar positivamente o mundo.” Mudar o mundo é
uma causa bastante popular entre empresas e pessoas bem-sucedidas.
Com meses de antecedência, esgotam-se os ingressos para eventos do TED, que atraem o patrocínio de marcas internacionalmente famosas, como Rolex, Tiffany & Co., Gucci, Audi, Coca-Cola, Shell ou IBM. O site é todo em Inglês.
TED
(iniciais de Technology, Entertainment, Design – em
Português:Tecnologia, Entretenimento, Design ) é uma fundação privada
dos Estados Unidos, sem fins lucrativos – mais conhecida por suas
conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos – destinada à disseminação
de ideias. Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos e os
vídeos são amplamente divulgados na Internet. O grupo foi fundado em
1984 e a primeira conferência aconteceu em 1990. Originalmente
influenciada pelo Vale do Silício (*), sua ênfase era tecnologia e
design, mas, com o aumento da popularidade, os temas abordados passaram a
ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos da ciência e da
cultura. Entre os palestrantes das conferências estão Bill Clinton, Al
Gore, Gordon Brown, Richard Dawkins, Bill Gates, os fundadores da
Google, Billy Graham e diversos ganhadores do Prêmio Nobel. Mais de
quinhentas palestras estão disponíveis no site. Até abril de 2009, elas
foram assistidas mais de cem milhões de vezes, por mais de quinze
milhões de pessoas.
(*) O Vale do Silício (em Inglês: Silicon Valley), na Califórnia,Estados Unidos, é uma região onde está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950, com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de chips, na eletrônica e informática.
(*) O Vale do Silício (em Inglês: Silicon Valley), na Califórnia,Estados Unidos, é uma região onde está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950, com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de chips, na eletrônica e informática.
No
espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou, em 2009, o
TEDx – um programa de eventos locais, organizados de forma
independente, que reúnem pessoas para compartilhar experiências no
estilo TED. Com eventos espalhados pelo o mundo, o TED obteve um alcance
ainda maior de disseminação de ideias, de tal forma que, em 2010, foram
realizadas as primeiras conferências no Líbano, na Arábia Saudita] e na
Armênia. No Iraque, a primeira conferência foi a 12 de novembro de
2011, após a invasão, com o tema “Tornar o Impossível Possível”. A
abertura da TEDx Baghdad foi realizada pelo primeiro ministro Nouri
al-Maliki e transmitida para todo o mundo, através da Internet.
Em
novembro de 2009, o Brasil teve seu primeiro evento no estilo TED, o
TEDx São Paulo, que aconteceu na capital paulista, com o tema “O que o
Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”
Em maio de 2010, ocorreu o segundo evento TEDx no País, o TEDx Sudeste, no Rio de Janeiro, sob o tema “Colaborando para transformar”.
No Brasil já aconteceram eventos nas cidades de Porto Alegre, Salvador e Brasília.
Fonte:http://www.vocesabia.net/curiosidades/ted-informacoes-tipo-fast-food/
Nenhum comentário:
Postar um comentário