segunda-feira, julho 02, 2012

2 de julho, dia do bombeiro brasileiro


Hoje é dia do bombeiro brasileiro. Conheça as curiosidades dessa profissão

 
A data foi decretada oficialmente no Brasil no ano de 1954. Porém, os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios. Hoje já somam cento e cinquenta e oito anos de existência.
No início, a corporação não possuía caráter militar, classificando seus integrantes a partir de 1880 pertencentes à categoria militar.


Especializada em Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos, desde 1915 o Corpo de Bombeiros é considerado Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro.
No Brasil existem mais de 5.500 municípios e, destes, menos de 350 possuem bombeiros militares.


Além de servirem para apagar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc.


Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras.
Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país.


A profissão de bombeiro é muito bonita, pois colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.
Parabéns à todos os bombeiros!!!

Fonte:http://www.vocesabia.net/comportamento/datas_comemorativas/2-de-julho-dia-do-bombeiro-brasileir/

Nenhum comentário: