quinta-feira, julho 19, 2012

Verdade ou Mentira: Cinema, a Sétima Arte

Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: aqui estão 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, no final de cada post, através das suas respostas. Nos posts seguintes, divulgaremos o gabarito, com as respostas corretas, para você conferir quantos pontos fez. Boa sorte!

Querendo fixar o que via ao seu redor ou o que criava em sua imaginação, o Homem, primeiro, inventou o desenho e a pintura. Em várias partes do mundo é possível ver esses trabalhos artísticos nas paredes de cavernas, nas quais habitavam os primeiros seres humanos; é a chamada arte rupestre, a mais antiga representação artística conhecida.
Depois, a técnica evoluiu e surgiram as pinturas feitas em telas, papel, paredes (afrescos) etc. Não satisfeito, o Homem inventou a fotografia e, finalmente, criou uma técnica que deu movimento à fotografia. A esta técnica ele chamou cinema.

Fixar datas históricas é uma tarefa perigosa e quase sempre arbitrária, principalmente, quando se trata das artes. Diversas circunstâncias contribuem para o estabelecimento de determinada técnica, sua utilização, ações correlatas e influência sobre um determinado “status” sociocultural. Abordamos aqui alguns fatos, com o objetivo de melhor conhecer e entender o cinema – esta bela e complexa expressão estética também conhecida como a Sétima Arte.

1 – A palavra “cinema” vem do Latim “cinemus”, que significa “projeção”.



2 – No dia 1o de janeiro de 1900, no Central Park, em Nova Iorque, Thomas Alva Edison (que já havia inventado a lâmpada elétrica e o gramofone) exibiu publicamente o primeiro filme da história do cinema: “A Dança da Chuva dos Índios Americanos.”

3 – Em 1912, o intelectual italiano Ricciotto Canudo, propôs que o cinema fosse considerado a 7a Arte. A proposta fazia parte do “Manifesto das Sete Artes e Estética da Sétima Arte”. De acordo com esse Manifesto, é a seguinte a lista das 7 artes:

1. Arquitetura
2. Escultura
3. Pintura
4. Música
5. Dança
6. Poesia
7. Cinema


4 – Em 1910, o cinema passou a contar histórias, através de pequenos filmes com cenas filmadas em sequência. O mais importante desses trabalhos foi “Adão e Eva”, de 1912, um filme de 45 minutos.

5 – A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, por iniciativa do exibidor itinerante belga Henri Paillie. Naquela noite, numa sala do “Jornal do Commercio”, na Rua do Ouvidor, com ingressos muito caros, foram projetados oito filmetes de cerca de um minuto cada, mostrando cenas do cotidiano de cidades europeias.

6 – Apesar da sua fama e do seu talento reconhecido mundialmente, a triste verdade é que o grande Walt Disney nunca ganhou um Oscar em toda a sua vida, o que o deixou muito magoado.

7 – Os Estados Unidos começaram a se destacar no mundo do cinema a partir de 1907. Naquele ano, vários produtores saíram de Nova York e foram para a costa oeste, na Califórnia, fixando-se num pequeno povoado chamado Hollywoodland. Ali encontraram condições ideais para filmar: dias ensolarados, diferentes paisagens que podiam servir como locações e uma grande variedade de raças humanas, negros, brancos, latinos, indianos, índios, orientais etc., uma verdadeira “feira” de coadjuvantes. Foi assim que nasceu a chamada ”Meca do Cinema” e logo Hollywood transformou-se no mais importante centro da indústria cinematográfica do planeta.

9 – O primeiro filme colorido da história do cinema foi “Branca de Neve e os 7 Anões” produzido pelos estúdios Walt Disney, em 1930.8 – Foi em 1936 que Charles Chaplin produziu o primeiro filme falado, intitulado “O Discurso do Rei”.

10 – Sir Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charles Chaplin, é considerado um dos maiores gênios do cinema. Foi ator, produtor, humorista, empresário, escritor, poeta, músico, comediante, dançarino e roteirista britânico. É um dos atores mais famosos da época do cinema mudo. Sua principal personagem é conhecida como “Charlot”, na Europa e “Carlitos”, no Brasil.

SUAS RESPOSTAS:

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.


GABARITO DO POST ANTERIOR: OLIMPÍADAS

 
 
1 – É verdade, está certíssimo.

2 – Mentira. Nas Olimpíadas de Londres 2012 serão disputadas 29 modalidades de 26 esportes, a saber: atletismo, badminton, basquetebol, boxe, canoagem (slalom e velocidade), ciclismo, (estrada, pista, bmx e mountain bike), esgrima, futebol, ginástica (artística, rítmica e trampolim), halterofilismo, handebol, hipismo, hóquei sobre grama, judô, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, vela e voleibol (quadra e praia).

3 – Mentira, isso é mais um “Samba do Crioulo Doido”. A palavra “Olimpíadas” vem de “Olímpia”, uma cidade da Grécia, famosa por ter sido o local onde se realizavam os jogos olímpicos da antiguidade, até que foram extintos, em 394 d.C., pelo imperador romano Teodósio I. A estátua que aparece no parágrafo é “O Discóbolo de Myron”, símbolo da educação física, uma obra do escultor grego Myron(século V a.C.).

4 – Corretíssimo.

5 – Mentira. A data mais aceita para o começo dos Jogos Olímpicos antigos é 776 a.C., baseada em inscrições encontradas em Olímpia.

6 – Não é verdade. Que a Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, é verdade, mas ela não lembra a Verdade. A Chama evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo dos deuses para entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições.

7 – Mentira. A expectativa é de que participem 192 países e 13 territórios.

8 – É verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

9 – Que nada, os caras competiam peladões e descalços. Apenas cidadãos livres que nunca tivessem cometido crimes podiam participar. Detalhe: somente mulheres virgens podiam assistir aos jogos. Não temos a informação sobre quem fiscalizava esta exigência
nem como fazia isso…

10– Juramos que é verdade, nada mais do que a verdade.

Fonte:http://www.vocesabia.net/curiosidades/verdade-ou-mentira-cinema-a-setima-arte/

Nenhum comentário: